quarta-feira, 9 de maio de 2012

Casaca





                                                                Casaca

Trata-se de um reco-reco de cabeça e pescoço, simulando o corpo de uma pessoa, com cabeça grotesca. Um dos lados da parte correspondente ao corpo possui talhos transversais (que lembram as costelas de uma pessoa) sobre os quais se corre uma vareta, extraindo-se desse atrito um som único e intermitente que dá individualidade ao instrumento.
Conforme lendas locais do Espírito Santo, os escravos seguravam o pescoço, como se estivessem enforcando os senhores que lhe tivessem feito mal, e tocavam como se estivessem machucando a costela de seus patrões.

Congo capixaba



                                                     Congo capixaba 

É um gênero musical brasileiro, típico das regiões litorâneas do Espírito Santo.Os principais instrumentos são o tambor de congo, bumbo ou caixa, casaca ou reco-reco, cuíca, chocalho, triângulo e apito (utilizado pelo mestre no início e término das toadas).As toadas, na maioria das vezes, são feitas em homenagens a santos, como São Benedito e Nossa Senhora da Penha (padroeira do estado), mas também falam de temas como o mar, o amor e, às vezes, a morte.Atualmente, além do lado religioso e folclórico, o Congo Capixaba também influencia bandas de música popular, que associam outros instrumentos musicais ao ritmo, como a guitarra e o baixo. Um exemplo é a banda Casaca.

Bandas capixabas



Bandas Capixabas
Segue aqui pequena mostra da salada musical que a
cultura capixaba tem a apresentar ao Espírito Santo, ao Brasil e ao Mundo.
Com os mais diversos estilos musicais, notáveis da música apresentam suas bandas
nos mais diversos palcos da atualidade.
A cultura capixaba tem o melhor da música brasileira para apresentar aos mais apurados gostos musicais. Aprecie e prestigie a Música  e a Cultura Capixaba.

Em 2006 ocorreu um grande queda na venda de discos, uma pesquisa do Instituto Futura encomendada pela rádio CBN, mostra que o reflexo desta decadência está na falta de reconhecimento de público local cerca de 47% da população da Grande Vitória diz não conhecer alguma banda capixaba. As três bandas mais lembradas - Casaca, Macucos e Manimal. 
(fonte Gazeta Online 16/11/2006)
Vale lembrar que diversas manifestações musicais da cultura capixaba ainda hoje
persistem como o Festival de Musica de Alegre (FAMA) sendo o maior festival de Música do Espírito Santo e um dos maiores do Brasil, e outros não mais ocorrem
como o Dia "D", festival exclusivamente de música capixaba que teve seu fim em 2002 entre outros movimentos que não mais existem para a divulgação da musica capixaba.